A STARLINK CONTORNA OBSTÁCULOS, TORNANDO O SERVIÇO MAIS RESILIENTE
A Starlink foi desenvolvida para fornecer Internet de alta velocidade fiável, mesmo quando a visibilidade do céu por parte de um cliente não é perfeita. Árvores, edifícios e outros obstáculos podem bloquear temporariamente a ligação a um determinado satélite, mas o sistema foi concebido de forma a que sejam geralmente impercetíveis para o utilizador. Um terminal de utilizador nos Estados Unidos, por exemplo, tem dezenas de satélites à vista, proporcionando diversidade para encaminhar o tráfego através de um satélite com uma ligação estável e desobstruída. Os terminais Starlink alternam automaticamente entre satélites em tempo real para resolver qualquer degradação na ligação – isto acontece de forma proativa, para instalações fixas, e reativa, para terminais móveis e problemas imprevistos.
À medida que um terminal Starlink comunica com os satélites, constrói continuamente um mapa de obstruções em tempo real, permitindo que a Starlink compreenda dinamicamente o seu ambiente. Com estas informações, pode selecionar proativamente a melhor e a mais estável ligação. Estas mudanças proativas de satélite são impercetíveis para o utilizador e ocorrem várias vezes por minuto – com os satélites em órbita terrestre baixa da Starlink a transitarem rapidamente pelo céu, é uma parte natural do sistema. Para obstruções dinâmicas, como as encontradas por terminais móveis, o sistema muda reativamente em menos de 1/10 de segundo, permitindo que uma ligação permaneça estável. A natureza dinâmica da Starlink, combinada com as muitas vias para o sistema encaminhar o tráfego, proporciona um elevado grau de resiliência em ambientes obstruídos e em mudança.
Além disso, para ajudar os clientes a tirar o máximo partido do seu serviço, a aplicação Starlink inclui uma ferramenta integrada para pré-visualizar o local de instalação e orientar os clientes para o melhor posicionamento com o menor número de obstruções. Após a configuração, a aplicação Starlink fornece um mapa de obstruções em tempo real que mostra exatamente onde estão a ocorrer bloqueios de sinal e como podem afetar a experiência, para que os utilizadores possam tomar decisões informadas sobre a otimização da sua instalação. A Starlink também mede o tempo de atividade 10 vezes por segundo de cada terminal, relatando de forma transparente qualquer interrupção que seja superior a 1/10 de segundo na aplicação. Para terminais bem instalados, mesmo parcialmente obstruídos, esse tempo de atividade está tipicamente ao nível de 99,9%. À medida que continuamos a melhorar os nossos sistemas de software e a lançar mais satélites, a Starlink torna-se ainda mais robusta. Com uma rede de satélites mais densa e algoritmos cada vez mais avançados, o nosso sistema tem mais caminhos para contornar obstáculos, tornando o serviço mais resiliente, mesmo em ambientes desafiantes.