Visão geral sobre o dia de faturação do mês:
se tiver uma Conta empresarial, a faturação terá lugar num dia específico do mês. O dia de faturação do mês será o dia em que a fatura é gerada e enviada para si por e-mail. Por predefinição, os pagamentos vencem 7 dias após a fatura ter sido gerada.
O dia de faturação do mês está associado ao nível da conta e baseia-se na data em que ativa a sua primeira subscrição. Após a primeira subscrição, todas as subscrições ativas na conta, independentemente da data de ativação, serão faturadas no dia de faturação do mês.
- Por exemplo: se uma subscrição for ativada no dia 10 de fevereiro, o dia de faturação do mês passa a ser o dia 10. A primeira fatura será gerada no dia 10 de março e debitará os serviços ativados desde 10 de fevereiro e os que serão prestados entre 10 de março e 10 de abril.
Resumo da faturação proporcional:
a partir de 1 de novembro de 2023, para as faturas de serviço mensais a partir de 1 de dezembro de 2023, as taxas mensais de qualquer nova linha de serviço ou atualização ao plano de serviço estarão sujeitas à faturação proporcional.
Alterar para um plano com preço mais alto: terá acesso imediato ao plano de serviço atualizado e ser-lhe-á cobrado o preço mais alto a partir do dia em que atualizar o plano. A sua fatura mensal refletirá a diferença no preço mensal proporcional do plano atualizado e dos dias restantes do seu ciclo de faturação.
Alterar para um plano com preço mais baixo: o plano de serviço atual permanecerá o mesmo até ao fim do ciclo de faturação. O acesso ao plano de serviço reduzido entrará em vigor no início do próximo ciclo de faturação. Se houver encargos excedentários acumulados ao abrigo dos planos de serviço anteriores e novos, ser-lhe-ão cobrados na fatura para o ciclo de faturação seguinte. Ser-lhe-á cobrado o preço de serviço mensal mais baixo do plano de serviço reduzido no início do próximo ciclo de faturação.
Alterar para um plano com o mesmo preço: terá acesso imediato ao plano de serviço. Os preços refletidos na fatura mensal permanecerão os mesmos.
Interromper ou cancelar um plano de serviço: um plano de serviço interrompido ou cancelado permanecerá ativo até ao fim do ciclo de faturação atual. Se esse plano de serviço for reativado mais tarde, o preço será proporcional, à semelhança de um plano de serviço recém-criado.
Consumo de dados Prioritários e Prioridade Móvel: os dados alocados ao abrigo do plano de serviço não são proporcionais. Se alternar entre Prioridade e Prioridade Móvel, os dados são alocados separadamente. Se incorrer em dados excessivos, ser-lhe-á debitado o excedente, independentemente das alterações do plano a meio do ciclo de faturação. Abaixo, pode consultar exemplos de como a utilização dos dados é contabilizada se alterar o plano a meio do ciclo de faturação.
Exemplos de tratamento de dados:
Tratamento de dados não utilizados após alterar planos:
- Um utilizador está num plano Prioritário de 1 TB e foram consumidos 450 GB de dados durante o ciclo de faturação.
- O utilizador atualiza para o plano Prioridade Móvel de 5 TB, com um preço mais alto, a meio do ciclo de faturação.
- O utilizador tem acesso imediato ao plano Prioridade Móvel com 5 TB de dados disponíveis para o resto do ciclo de faturação. Os dados não utilizados do plano Prioritário de 1 TB original não são incluídos e os 450 GB de dados são ignorados.
Contabilização dos dados não utilizados após alterar planos com o mesmo tipo de dados:
- Um utilizador está num plano Prioridade de 1 TB e foram consumidos 450 GB de dados durante o ciclo de faturação.
- O utilizador atualiza para o plano Prioridade de 5 TB, com um preço mais alto, a meio do ciclo de faturação.
- O utilizador tem acesso imediato ao plano Prioridade com preço mais alto e tem 4550 GB de dados disponíveis para o resto do ciclo de faturação. Os dados não utilizados do plano Prioridade de 1 TB original não são incluídos.
Tratamento de dados em excesso após alterar planos:
- Um utilizador está num plano Prioritário de 1 TB e foram consumidos 450 GB de dados durante o ciclo de faturação.
- O utilizador atualiza para o plano Prioridade Móvel de 50 GB, com um preço mais alto, a meio do ciclo de faturação.
- O utilizador tem acesso imediato ao plano Prioridade Móvel com 50 GB de dados disponíveis para o resto do ciclo de faturação. Os dados não utilizados do plano Prioridade de 1 TB original não são incluídos e os 450 GB de dados são ignorados. Se o utilizador tiver ativado o uso de dados adicionais, ser-lhe-á debitada uma taxa de excesso assim que os 50 GB de dados forem consumidos. As taxas de excesso estão descritas aqui.
- IMPORTANTE: se os dados que consumiu num determinado mês excederem os dados disponíveis ao abrigo do plano, serão cobradas taxas de excesso. Esta cobrança de excedente ocorrerá independentemente do plano para o qual mudar. Se pretender evitar a possibilidade de taxas de excesso, exclua os dados de excesso antes que estes sejam incorridos.
Para calcular as taxas proporcionais correspondentes às atualizações de produtos de uma determinada linha de serviço utilizando a API:
OBTER períodos parciais para a linha de serviço de destino, que será uma lista de datas de início/fim que representam o período e o ID do produto detido durante esse período.
- Nota: Este ponto de extremidade não refletirá o produto atual detido pela linha de serviço. Para obter uma estimativa proporcional completa, terá de considerar o período parcial adicional do produto atual da sua linha de serviço, que é mantido até ao seu próximo dia de faturação, desde que não sejam feitas mais alterações.
OBTER os produtos disponíveis, que mapeiam a ID do produto para o preço mensal do serviço
-https://starlink.readme.io/reference/get_enterprise-v1-account-accountnumber-subscriptions-available-products
Para informações detalhadas, consulte a nossa documentação readme.io. O seu gestor de conta pode fornecer uma palavra-passe para aceder à nossa documentação.
Perguntas frequentes:
Um utilizador tem um plano Prioridade Móvel de 5 TB e, a meio do ciclo de faturação, muda para um plano Prioridade Móvel de 50 GB. O que acontece neste caso?
- Como o plano Prioridade Móvel de 50 GB tem um custo inferior, o utilizador permanecerá no plano de 5 TB até ao fim do ciclo de faturação. O acesso ao plano Prioridade Móvel de 50 GB entrará em vigor no início do ciclo de faturação seguinte. Ser-lhe-á cobrado o plano Prioridade Móvel de 50 GB no início do próximo ciclo de faturação.
Um utilizador tem um plano Prioridade Móvel de 50 GB e, a meio do ciclo de faturação, muda para um plano Prioridade Móvel de 5 TB. O que acontece neste caso?
- Terá acesso imediato ao plano Prioridade Móvel de 5 TB e ser-lhe-á debitado o novo preço mais alto a partir do dia em que atualizar o plano. A sua fatura mensal refletirá a diferença no preço mensal proporcional do plano atualizado e dos dias restantes do seu ciclo de faturação. Por exemplo:
- O dia de faturação do mês é o dia 1:
- O cliente paga 250 $ no dia 1 de novembro.
- O cliente atualiza para um plano de 1000 $ a 15 de novembro.
- No dia 1 de dezembro, o cliente é debitado (preço do plano atualizado - preço do plano original) * (número de dias restantes no ciclo de faturação/dias no mês do ciclo de faturação) = preço do plano de serviço proporcional.
- (1000 $ - 250 $) * (15/30) = 375 $
Um utilizador tem um plano Prioritário de 40 GB, optou por dados Prioridade adicionais e consome 1 TB de dados Prioridade. Se o cliente atualizar para o plano de 1 TB antes do final do mês, são cobradas taxas excedentárias?
- Os dados excedentes são calculados e cobrados com base no limite de dados do plano em que está quando os dados excedentes são utilizados. Se o seu plano de serviço for de 40 GB e usar 1 TB de dados, incorrerá em cobranças excessivas por 960 GB de dados Prioridade. Se atualizar para o plano de 1 TB no final do mês, este facto não cancela as suas taxas de excesso.
Como são os débitos proporcionais refletidos na minha fatura?
- Se alterar para um plano com um preço mais alto ou ativar uma linha de serviço durante o ciclo de faturação, serão apresentadas duas linhas na fatura:
- O débito proporcional do ciclo de faturação anterior, com as datas em que o plano de serviço esteve ativo.
- O débito do ciclo de faturação atual, com as datas em que o plano de serviço está ativo.
Como são contabilizados os dias?
- Para efeitos de faturação, o tempo proporcional é contabilizado com base na data e hora específicas da atualização. Isto significa que uma atualização pode ter efeito imediato.