Conforme detalhado anteriormente, as equipas de engenharia da Starlink têm estado focadas em melhorar o desempenho da nossa rede, reduzindo a latência ao mínimo possível, com o objetivo de proporcionar um serviço com latência mediana estável de 20 milissegundos (ms) e perda mínima de pacotes.
A latência refere-se à quantidade de tempo, geralmente medida em milissegundos, que um pacote demora a ser enviado do router Starlink para a Internet e a resposta a ser recebida. Isto também é conhecido como "tempo de ida e volta" ou RTT. A latência é um dos fatores mais importantes na experiência percebida ao utilizar a Internet: as páginas da web carregam mais rapidamente, as chamadas de áudio e vídeo parecem mais próximas da vida real e os jogos online são reativos.
A Starlink também implantou a maior rede terrestre de satélites de sempre. Mais de 100 locais de gateway só nos Estados Unidos, compreendendo um total de mais de 1500 antenas, estão estrategicamente posicionados para proporcionar a latência mais baixa possível, especialmente para quem vive em áreas rurais e remotas. A Starlink produz estas antenas de gateway na nossa fábrica em Redmond, Washington, onde aumentámos rapidamente a produção para corresponder à produção de satélites e à taxa de lançamento.
Para medir a latência da Starlink, recolhemos medições anonimizadas de milhões de routers Starlink a cada 15 segundos. Nos EUA, os routers Starlink realizam centenas de milhares de medições de teste de velocidade e centenas de milhares de milhões de medições de latência todos os dias. Esta medição automatizada de alta frequência garante uma qualidade de dados consistente, com um mínimo de viés de amostragem, interferência das condições de Wi-Fi ou estrangulamentos de hardware de terceiros.
A partir de junho de 2025, a Starlink está a fornecer uma latência média de pico de 25,7 milissegundos (ms) a todos os clientes nos Estados Unidos. Nos EUA, menos de 1% das medições excedem os 55 ms, um resultado significativamente melhor do que o de alguns operadores terrestres.